Brewpub em Colares / SER-ra

Brewpub em Colares / SER-ra - Imagem 2 de 15Brewpub em Colares / SER-ra - JanelaBrewpub em Colares / SER-ra - Imagem 4 de 15Brewpub em Colares / SER-ra - Mesa, Prateleira, CadeiraBrewpub em Colares / SER-ra - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos Responsáveis: Gonçalo Moleiro, João Bilbao
  • Equipe De Projeto: Rita Chaves
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Brewpub em Colares / SER-ra - Janela
© emontenegro / architectural photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O presente projecto visou a transformação da Antiga Sub-Estação do Elétrico de Colares, em Sintra, numa fábrica e bar de cerveja artesanal. Tendo em conta a importância da pré-existência no que diz respeito à história e à paisagem, a proposta promoveu apenas as alterações necessárias ao melhor funcionamento do espaço interior, articulando o percurso público e técnico de um modo mais funcional. O exterior do edifício não sofreu qualquer alteração. O edifício dividia-se em duas partes distintas: a garagem do eléctrico, acessível a partir de um portão exterior, e a zona destinada aos trabalhadores, dividida em salas, gabinetes e instalações sanitárias.

Brewpub em Colares / SER-ra - Imagem 4 de 15
© emontenegro / architectural photography

Devido ao fácil acesso a partir do exterior e à sua dimensão, a proposta converte a antiga garagem na zona de produção de cerveja. A extensão do espaço e o seu elevado pé-direito permitem que, gradualmente, possam ser adicionadas mais e maiores máquinas sem que o espaço necessite de qualquer alteração. Por sua vez, a antiga sala de espera, gabinete e zona de despacho de mercadorias são unidas, tornando-se num espaço único onde são recebidos os apreciadores de cerveja. A zona de produção e o bar encontram-se ligados por um enorme vão que oferece um momento de contemplação. Assim, sentados ao balcão, os visitantes podem observar a produção da cerveja que saboreiam, apercebendo-se do processo. O espaço técnico, invisível aos visitantes, é dedicado a cozinha, instalações sanitárias e balneários, articulando-se com a zona de público, com a zona de produção e contendo em si os percursos necessários aos trabalhadores e ao abastecimento.

Brewpub em Colares / SER-ra - Mesa, Prateleira, Cadeira
© emontenegro / architectural photography
Axo
Brewpub em Colares / SER-ra - Cadeira
© emontenegro / architectural photography

A intervenção procurou a reutilização de elementos existentes e a aplicação de materiais duradouros e de estética industrial. O balcão foi construído com o tijolo de burro e com uma sulipa de madeira da linha do eléctrico abandonados no espaço. Os caixilhos e portadas existentes foram tratados e mantidos na sua cor original, amarelo, que se estendeu a alguns dos novos elementos.

Brewpub em Colares / SER-ra - Fachada, Janela
© emontenegro / architectural photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sintra, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Brewpub em Colares / SER-ra" 15 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930255/brewpub-em-colares-ser-ra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.